Lenda do Papa Figo

papa-figo

Ao contrário dos outros mitos, o Papa Figo não tem aparência extraordinária, parece mais com uma pessoa comum. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito e mal vestido, que carrega um grande saco às costas. Porém o Papa Figo é um monstro feiosíssimo, tem a cara pálida, as orelhas enormes e as unhas compridas, usa barba até o peito e tem um cheiro de carne podre.

Dizem que o monstro Papa Figo anda pelas ruas atrás de crianças mentirosas e desobedientes dos pais, na verdade, ele mesmo pouco aparece, manda os seus ajudantes em busca de vítimas. Os ajudantes do Papa Figo por sua vez usam de todos os artifícios para atrair suas vítimas, todas crianças é claro. Oferecem balas, chicletes, doces, pirulito, dinheiro, presentes, brinquedos ou comida. Os auxiliares do Papa Figo agem em qualquer lugar público ou em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos.

Pobre da criança que se distrai com os falsos agrados dos ajudantes do Papa Figo e caem na armadilha. Depois de atrair as crianças, estas são levadas para o verdadeiro Papa Figo, um sujeito estranho que sofre de uma doença rara e sem cura. Um sintoma dessa doença seria o crescimento anormal de suas orelhas.

Diz a lenda, que para aliviar os sintomas dessa terrível doença ou maldição, o Papa Figo, precisa se alimentar do fígado de crianças. Assim que retira o fígado, o Papa Figo desaparece com a criança para sempre.

E como todo mito, este também tem um fundo de esclarecimento, nesse caso é pra alertar as crianças sobre os cuidados que devem ter quando pessoas estranhas ou até mesmo conhecidas oferecem “presentinhos”.